top of page

a companhia

Vídeo-registro das práticas de ensaio da companhia no decorrer das atividades do edital Laboratório da Cena Funarte SP 2022

A companhia babélica de teatro é um grupo de artistas paulistanos que têm como base para seus experimentos cênicos a manipulação direta de bonecos e formas animadas associadas ao trabalho com o exercício campo de visão, um jogo de improvisação em coro que tem sido base das investigações da companhia.

Elegemos estas linguagens de criação como campo de estudos visando estabelecer um diálogo com o público por meio da composição de figuras e imagens que possibilitem um olhar extracotidiano - uma perspectiva de estranhamento - que provoque a revisão de nossas práticas no mundo e comportamentos coletivizados.

2019

2021

ESTAFA, projeto que motiva a formação da companhia babélica de teatro, começa a ser formatado em suas bases criativas, trazendo consigo uma equipe diversa de artistas da cena (atuantes, dramaturgistas, cenógrafas e bonequeiras).

2020

Com início da vacinação da população e com a consequente amenização da pandemia, a companhia retoma suas atividades ainda de modo virtual num laboratório de escrita dramatúrgica intitulado DRAMATURGIAS DA INSÔNIA, inspirado nas temáticas de ESTAFA.

 

Desse encontros resultaram a criação dos textos:

Calcário de Alanis Mahara

A mulher que ficou presa em sua própria teia de Lisandra Poianas

e ESTAFA ou SOBRE OS SONHOS NÃO DORMIDOS de João Muniz

A criação de ESTAFA começa a ser germinada em uma sala da Oficina Cultural Oswald Andrade, no centro de São Paulo (capital).

Em decorrência da crise sanitária pela epidemia de COVID-19, a companhia interrompeu suas atividades.

2022
janeiro

ESTAFA retorna para a sala de ensaio e o coletivo de artistas, engajados em sua criação, passa se nomear como companhia babélica de teatro

Entre textos verbais, visuais e sonoros, ideias, bonecos, máscaras e luzes, a  companhia babélica de teatro percorreu diversos equipamentos culturais na cidade de São Paulo realizando estudos cênicos, improvisações e treinamentos técnicos.

companhia babélica de teatro passa a realizar seus encontros no Complexo Cultural Funarte SP por intermédio do Edital Laboratório da Cena 2022.

Visando um compartilhando publico, em paralelo aos ensaios, a companhia produz também ateliês de visualidades na criação e produção de formas animadas que partilharão a cena com os atuantes.

outubro

novembro

Um ensaio aberto de ESTAFA ou SOBRE OS SONHOS NÃO DORMIDOS acontece na sala Guiomar Novaes do Complexo Cultural Funarte SP.

bottom of page